Cidades
29/08/2019
Alterar Tamanho da Fonte 
Amplasc completa 22 anos


Embora oficialmente constituída em 26 de agosto de 1997, as tratativas para criação da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc) datam de período anterior, tendo em vista que seus municípios pertenciam a Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc), com sede em Joaçaba. Os prefeitos e lideranças da época vislumbraram que a região seria melhor atendida com um corpo técnico de profissionais mais próximo de seus municípios. Diante disso, declarar independência e fundar uma nova associação foi uma medida necessária para o desenvolvimento da região do Planalto Sul catarinense.


Desde então, os prefeitos têm à disposição uma equipe qualificada na Amplasc para o assessoramento técnico municipal. Já são 22 anos lutando para a promoção de iniciativas que elevem as condições de bem-estar econômico e social da população, a partir da instrumentalização da administração e dos servidores públicos municipais. Desta forma, torna-se possível a realização de ações que impulsionem o desenvolvimento integrado e sustentável visando o progresso da região.


Das 21 associações de municípios existentes em Santa Catarina, a Amplasc é uma das menores em número de municípios (sete) e de população, 59.661 habitantes, conforme estimativa populacional do IBGE 2019. Mas, isso não interfere na representatividade que possuí a nível Estadual e Nacional. Prova disso, é a atuação dos atuais prefeitos que ocupam ou ocuparam a presidência e a diretoria de outras entidades municipalistas como a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), a Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMSUH) e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).


Com um quadro funcional qualificado e uma estrutura eficiente a AMPLASC ao completar 22 anos renova sua finalidade primordial de auxiliar no desenvolvimento dos entes associados, fortalecendo a capacidade em formular políticas públicas, prestar serviços e fomentar o desenvolvimento regional. Atualmente, ocupa a presidência da Associação, Alcides Mantovani (Prefeito de Zortéa) e um de seus fundadores, o qual tem seu histórico político atrelado a causa do movimento municipalista, o qual juntamente com os demais prefeitos da região, Abdon Batista, Brunópolis, Celso Ramos, Campos Novos, Monte Carlo e Vargem reúnem-se em assembleia, mensalmente, para analisar e decidir as ações da região com base em princípios de união e solidariedade.



Notícia Visualizada 66 vezes
Últimas Notícias
05/09/2019  — A estimativa populacional e impacto no FPM
03/09/2019  — Juiz determina suspensão dos serviços médicos em Vargem
29/08/2019  — IBGE divulga as estimativas da população dos municípios para 2019
22/08/2019  — Campos Novos começa nova fase do Cidade Empreendedora
12/02/2019  — Vereadores de Campos Novos aprovam projetos de financiamentos
06/02/2019  —  Prefeitura de Campos Novos irá protestar dívidas de inadimplentes
04/02/2019  — Prefeitura de Campos Novos lança edital de chamamento público para seleção de Organizações Sociais que irão gerenciar o
02/02/2019  — Municípios passam a usar sistema de licenciamento do IMA
25/06/2015  — Prefeitura de Abdon Batista é 6ª melhor do país em gestão fiscal
23/06/2015  — Expovale 2015 terá três shows nacionais