Saúde
22/08/2019
Alterar Tamanho da Fonte 
Hospital realiza 120 cirurgias oftalmológicas

Atendidos em forma de mutirão, pacientes de várias regiões de Santa Catarina passaram por cirurgias para retirada de cataratas na semana passada no Hospital Dr. José Athanásio. Foram realizados 120 procedimentos por dois médicos de São Paulo. “Desse número, foram atendidos cerca de 40 pacientes de Campos Novos, pois estavam na fila aguardando para serem chamados, ou seja, antes teriam que se deslocar para outros centros e foram operados aqui. O balanço é positivo, nossa expectativa foi cumprida e o que mais me deixou feliz, foram os elogios que nossos profissionais receberam, em organização e atendimento humanizado”, avaliou o diretor clinico do Hospital Dr. José Athanásio, Euclides Dall’Oglio Júnior. Todas as cirurgias forma realizadas via Sistema Único de Saúde (SUS).


Conforme o médico, em meados de setembro deve ocorrer outro mutirão de cirurgias oftalmológicas em Campos Novos, em data a ser confirmada. Dr. Euclides destaca que os pacientes que necessitam de cirurgias precisam ter encaminhamento médico. “Com a parceria firmada com essa equipe de São Paulo, nossa meta é ter um mutirão por mês. Para setembro, não temos data oficial ainda, mas deve ocorrer na metade do mês. Esses pacientes que precisam de cirurgias precisam procurar sua unidade de saúde, onde o clínico geral vai dar encaminhamento para o paciente entrar na central de regulação do Estado. O estado autorizando o procedimento, os pacientes serão chamados”, explicou.


Outra parceria firmada pelo hospital, é com um cirurgião ortopédico de Joaçaba, que utiliza a técnica de videoartroscopia, cirurgia com mini-cortes, com auxílio de uma câmera digital e um monitor. Com uma demanda de 700 pacientes em espera na região de Lages e 400 na região de Campos Novos para cirurgias ortopédicas, a expectativa é que a agenda seja aberta nos próximos dias no Hospital Dr. José Athanásio. “Esse profissional vai abrir a agenda e possivelmente no mês que vem, ele comece a operar todos os dias no nosso hospital”, explicou.


Em setembro, está prevista a vinda de 80 estudantes de medicina da Universidade Brasil, localizada em Fernandópolis (SP). A parceria com universidades era uma das metas previstas no contrato de gestão com o Instituto Maria Schimitt (IMAS). “Vejo com bons olhos a vinda desses estudantes, pois vai agregar aos serviços do Hospital. São estudantes do 5º e 6º ano de Medicina que fazem internato, assim como ocorre em Joaçaba e outras cidades. Com os recursos do convênio com a faculdade, será possível contratar pediatra e obstetra presencial. Fechando essa parceria vamos agregar e melhorar muito os serviços”, destaca Euclides. Uma das dificuldades em contratar pediatra, explicou o médico, é a remuneração pouco atrativa em Campos Novos em comparação com outros municípios, e que consequentemente, a Fundação terá que dispender um volume de recursos maior para contratar esse profissional.



Notícia Visualizada 46 vezes
Últimas Notícias
05/09/2019  — Campanha Setembro Amarelo alerta para a prevenção do suicídio
26/06/2015  — Boletim sobre situação da dengue em Santa Catarina confirma 3.166 casos
25/06/2015  — Inca se posiciona contra agrotóxicos
17/06/2015  — Saretta faz anúncio de que SUS vai ofertar tratamento inovador para hepatite C
12/06/2015  — Projeto de Saretta voltado à saúde do homem vai para votação em plenário
10/06/2015  — "Sorrindo no Campo" Programa de saúde bucal atenderá 2,7 mil crianças no meio rural em 2015
10/06/2015  — Prefeito Nelson Cruz apresenta novo diretor do Hospital Dr. José Athanázio
01/06/2015  — Aumenta preocupação com produtos saudáveis
16/03/2015  — Agendamento de cirurgias eletivas deve ser normalizado em 30 dias, diz prefeito
20/02/2015  — Em menos de 50 dias já foram 4.685 AIHs.