Geral
14/08/2019
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Campos Novos sediará Seminário sobre Síndrome de Down

A Escola do Legislativo, Assembleia Legislativa, Associação dos Pais e Amigos dos Execepcionais (APAE) e Associação dos Pais e Amigos dos Autistas (AMA), trazem a Campos Novos, o 1º Seminário de Regional sobre Síndrome de Down - “Inclusão: ninguém fica para trás”, com objetivo de conscientizar os profissionais da saúde, educação, assistência social, agentes públicos, pais, amigos, pessoas com deficiência e a população regional, sobre as políticas públicas relacionadas às pessoas com Síndrome de Down e Autismo e oportunizar atualizações de políticas públicas acerca da inclusão social e escolar.


O seminário ocorre dias 19 e 20 de agosto, no Clube Áqua Camponovense, a partir das 7h, voltado ao público em geral. As inscrições gratuitas estão abertas e devem ser efetuadas no site da Escola do Legislativo. Sob o tema “Ninguém Fica para Trás”, os eventos contarão com palestras educativas voltadas a saúde, terapias e a inserção no ensino regular, tendo como ministrantes confirmados, Fernando Cordeiro Calil, Vivian Beuttemmuller Senra, Marcos Costa, Egon Frantz e Claudia Michelli Sabatino.


Entre os temas do encontro, aspectos clínicos da Síndrome de Down e Autismo; Diagnóstico e aconselhamento genético; Principais características metabólicas; Desenvolvimento Neuropsicomotor; Sinais de Alerta; Síndrome Down: Características Genéticas e Clínicas; TEA/Down; Os Principais desafios enfrentados pelo Professor Regente e Professor Mediador; O uso da Arteterapia como ferramenta para a criança com Síndrome de Down e TEA; PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) e sua fundamentação na Adaptação e Flexibilização Curricular; Neurociência e Educação: Estimular, Prevenir e (Neuro) Aprender; A Psicomotricidade e a Integração Sensorial como recurso facilitador na inclusão escolar da criança com Síndrome de Down e TEA; A importância do acolhimento das famílias com Síndrome de Down e TEA; WII Reabilitação: o uso do vídeo game como recurso terapêutico; A Equoterapia como recurso facilitador na Reabilitação do Síndrome de Down e TEA; Plano de Transição para trajetória escolar do aluno com Síndrome de Down.

 



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