Segurança Publica
05/08/2019
Alterar Tamanho da Fonte 
Polícia Civil celebra 207 anos de história em Santa Catarina

Na segunda-feira, 29 de julho, a Polícia Civil de Santa Catarina completou 207 anos de fundação, uma das instituições mais antigas do estado. A semana foi marcada por comemorações em todo o estado e na noite de terça-feira (30), a 26ª Delegacia Regional de Campos Novos realizou uma solenidade alusiva, com a presença de autoridades locais da Segurança Pública, Ministério Público, amigos e colaboradores. Na ocasião, a Polícia Civil homenageou um policial destaque, honraria concedida a policial Milena Pampilion e concedeu o título de Amigo da Polícia Civil, ao juiz Paulo Eduardo Huergo Farah, ex-titular da Vara Criminal da Comarca de Campos Novos. A escolha foi por votação interna com todos os colaboradores da delegacia.

A Comarca é dotada de 19 policiais civis e dois delegados, Adriano Almeida na Delegacia Regional e Frederico César de Melo e Silva na Delegacia de Comarca. A delegada titular da Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), está em licença maternidade. Nos últimos cinco anos, foram registrados mais de 25 mil boletins de ocorrência, 850 prisões em flagrante, instaurados 1.500 inquéritos policiais e 2 mil termos circunstanciados e procedimentos de atos infracionais.
O delegado regional, Adriano Almeida, destacou a colaboração da sua equipe e diversos órgãos e entidades para o bom êxito das atividades da Polícia Civil. “Mesmo com efetivo que não tem crescido proporcionalmente a demanda, a Polícia civil tem obtido bons resultados, muito pela dedicação dos policiais e das outras instituições que atuam conosco na justiça criminal, como o Poder judiciário, Ministério Público, Poder Executivo e Legislativo, policiais militares, Corpo de Bombeiros, Instituto Geral de Perícias, assim como outras instituições privadas”, disse o delegado.

O delegado Fabiano Rizatti Toniazzo, diretor da Diretoria de Polícia do Interior (DPOI), ressaltou o trabalho realizado pela equipe local da Polícia Civil, com atuação em Campos Novos, Vargem, Zortéa e Brunópolis. “Campos Novos é uma região que se destaca na área do interior, apesar de ter um efetivo enxuto, como boa parte das regionais do interior. A Polícia Civil, de um modo geral, sofre com a carência de efetivo. Temos 6.500 vagas definidas em lei e temos menos de 3.500 em atividade, ou seja, estamos trabalhando um pouco acima de 50% do efetivo ideal. Se tivéssemos esse ideal, esse trabalho que a delegacia de Campos Novos desempenha com excelência, poderia ser ampliado em escala maior em benefício da sociedade”, destaca.

O déficit histórico de efetivo da Polícia Civil está relacionado em grande parte, a vagas preenchidas por aprovados nos concursos da região litorânea, que frequentemente são removidos a sua origem, por isso o déficit especialmente nas delegacias do interior. Conforme informou o diretor, a Delegacia Geral tem adotado um programa de valorização do policial, lotando-o na sua região de origem, por isso, a importância de que haja participação de interessados do município nos concursos públicos promovidos pela Polícia Civil. Ainda nesse semestre, a Polícia Civil deve receber um novo delegado, informou.

Novo convênio

Na segunda-feira (29), a Polícia Civil, a Secretaria de Estado da Educação e o Tribunal de Justiça firmaram um convênio para implementar o projeto “Conhecer para se proteger”, que tem o objetivo de desenvolver ações conjuntas de prevenção e de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, perpetrados por meio da internet. Policiais civis atuarão em conjunto com servidores do Poder Judiciário para conscientizar professores do problema, levando a eles conhecimento para monitorar atitudes que possam levar à suspeita de que os jovens estejam sendo abusados.



Notícia Visualizada 27 vezes
Últimas Notícias
05/09/2019  — Governo de SC convoca aprovados da Segurança Pública
09/08/2019  — Dupla é presa em flagrante por Tráfico de Drogas em Campos Novos
08/08/2019  — Governador de Santa Catarina anuncia convocação de concursados do IGP, Polícia Civil e Bombeiros
08/08/2019  — Homem é preso em flagrante por Violência Doméstica em Campos Novos
07/08/2019  — Policias Civil e Militar cumprem Mandados de Busca e Apreensão no Município de Zortéa.
05/08/2019  — Ocorrências atendidas pela PM durante o final de semana em Campos Novos
06/02/2019  —  Morte de bebê vira caso de polícia em Campos Novos. Polícia Civil já ouviu a mãe e familiares
25/06/2015  — Polícia Civil de Campos Novos prende homem que espancava a mãe, o enteado de 5 anos e a companheira
19/06/2015  — Policiais utilizam WhatsApp para identificar suspeitos
12/06/2015  — A pedido de Padre Pedro, Ministério solicita recursos para pesquisas sobre tornados em SC