Folha do Campo
06/02/2019
Alterar Tamanho da Fonte 
Abertas inscrições para o curso Técnico em Agronegócio em Ccampos Novos. SENAR e Sindicato Rural oferecem oportunidade

 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos anunciam a abertura das inscrições para o curso Técnico em Agronegócio, com graduação de nível médio e reconhecido pelo Ministério da Educação. A abertura do curso era aguardada com expectativa pela diretoria do Sindicato desde o ano passado, onde foi adiado por conta das eleições.


Após firmar parceria com a prefeitura de Campos Novos para utilizar o espaço da antiga Unoesc, o Sindicato investiu na abertura de sala de aula e torna-se um polo de apoio presencial do SENAR, concretizando a proposta da instalação de cursos técnicos e superiores ligados ao agronegócio. Nesse primeiro curso são 40 vagas no polo de Campos Novos. As inscrições para o processo seletivo estão abertas desde quarta-feira (23) e vão até 14 de fevereiro, exclusivamente por meio do endereço eletrônico http://www.senar.org.br/etec/. O Sindicato Rural dará todo suporte para os que pretendem se candidatar no processo seletivo. As inscrições e o curso são totalmente gratuitos.


Conforme o presidente do Sindicato, Luiz Sérgio Gris Filho, o preenchimento das vagas do curso Técnico em Agronegócio serão realizadas prioritariamente pelo produtor rural ou seu familiar ou colaborador do produtor rural, independentemente da idade. As vagas não ocupadas pelo público prioritário serão preenchidas pelo público em geral, ou seja, qualquer pessoa pode realizar a inscrição.


A documentação a ser apresentada no ato da inscrição é o Certificado de Conclusão do Ensino Médio/Histórico Escolar e documentos que comprovem a atividade rural, parentesco ou vínculo profissional com produtor rural.


O curso terá duração de dois anos, semipresencial, com 80% à distância e apenas 20% da carga horária total com aulas presenciais contemplando aulas teóricas, práticas e avaliações. O procedimento de seleção consiste na análise do Certificado de Conclusão do Ensino Médio, do Histórico Escolar e dos documentos definidos para a comprovação do público prioritário. A lista dos classificados sairá em 1º de março, com início das aulas programado para o dia 16 de março. Todas as informações e edital estão disponíveis no site da inscrição.


Conforme explica o presidente do Sindicato, o curso vai propiciar conhecimento e capacitação no campo. “O grande diferencial desse curso é que alia a teoria da sala de aula e a prática do dia a dia do campo, vai ter visitas técnicas em propriedades, aulas práticas. Todos que tem interesse podem nos procurar aqui no Sindicato, onde daremos todo o suporte para que os interessados façam a inscrição para o processo seletivo já que será tudo pela internet. A parte do processo seletivo será feita pelo SENAR. É um curso de qualificação para se aplicar na propriedade, mas também na vida profissional. Estamos contentes com o lançamento, e agora precisamos da contrapartida daqueles interessados que façam a inscrição até dia 14”, destaca Luiz Sérgio Gris Filho.


“Temos muito que agradecer ao presidente da Faesc, Zezo Pedrozo, que encampou essa ideia de trazer o curso para Campos Novos e hoje a promessa virou realidade. Ele foi a Brasília batalhar para que Campos Novos tivesse um polo de ensino do SENAR, porque acredita que sendo o Celeiro Catarinense, não poderia ter lugar mais apropriado para oferecer esse curso e não poderia sair fora desse contexto. Campos Novos deixou passar tantas oportunidades na educação, nós produtores rurais não podíamos deixar passar esse curso que é totalmente gratuito”, disse Luiz Sérgio.


De acordo Diego Visintin, supervisor regional do SENAR/SC, a formação profissional em Técnico do Agronegócio tem foco na gestão das propriedades, além de disciplinas como empreendedorismo, cooperativismo, legislação, produção animal e vegetal. “Isso habilita o técnico a trabalhar diretamente com o produtor rural de maneira bem abrangente. Regulamentado pelo MEC, os concluintes conseguem se habilitar no CREA para assinar projetos rurais”, disse ele. As aulas presenciais acontecerão a cada 15 dias nos sábados, na sede do Sindicato Rural.

 

Fonte: Folha Independendente



Notícia Visualizada 61 vezes
Últimas Notícias
29/08/2019  — Sicredi promove 6ª edição do Fórum do Agronegócio
22/08/2019  — Governo de SC mantém alíquota zero do ICMS para defensivos agrícolas até o fim do ano
13/08/2019  —  Campos Novos comemora a 15ª. Edição do Dia Nacional do Campo Limpo
05/08/2019  — O setor agrícola está revoltado e se mobiliza em busca de manutenção de benefícios fiscais nos defensivos.
12/02/2019  — Mais de 300 produtores no Dia de Campo da Coocam em Curitibanos
06/02/2019  —  Dias de Campo Coocam 2019 começa neste final de semana
06/02/2019  —  Epagri oferece canal de assistência técnica remota
06/02/2019  —  Governo investirá R$ 47 milhões no Terra Boa 2019
18/06/2015  — Municípios terão 3 mil sacas de milho a disposição no Programa Terra Boa
01/06/2015  — Agroindústrias adotarão moderno sistema de rastreabilidade com radiofrequência