Cidades
25/06/2015
Alterar Tamanho da Fonte 
Prefeitura de Abdon Batista é 6ª melhor do país em gestão fiscal

O Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF) revela que Abdon Batista é a 6ª melhor prefeitura do país na aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

 

A gestão municipal de Abdon Batista vem se destacando nacionalmente, aparecendo no topo das principais listas e rankings, que apontam o crescimento do município, o cumprimento de metas e transparência na gestão.Depois de receber o prêmio de melhor prefeito de Santa Catarina na Gestão das Finanças Públicas e de ser reconhecido pelo governo federal, como um dos 18 melhores do país, por cumprir diversas metas dentro de propostas de programas de desenvolvimento, Lucimar Salmória e toda a administração municipal abdonense comemoram mais uma boa notícia.

 

O Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado na quinta-feira (18), revela que Abdon Batista é a 6ª melhor prefeitura do país na aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que avalia diversos indicadores de destino de recursos e disponibilidade de caixa para cobrir as obrigações de curto prazo. O ano de referência dos cálculos é de 2013. Em Santa Catarina o município aparece na 2ª posição da lista, atrás apenas de Balneário Camboriú. Isto mostra que Abdon Batista está na contra mão da grande maioria dos municípios brasileiros, já que o estudo mostra que 4.417prefeituras apresentam situação fiscal difícil ou crítica, apenas 808 possuem boa gestão e 18 têm gestão de excelência.


Segundo o secretário de administração e finanças do município, José Assis Correa, o controle fiscal é extrema importância e vem sendo realizado com responsabilidade. "Estamos sempre buscando atualização e aprimoramento do controle e transparência fiscal da Administração Pública. Esse resultado reafirma nossa postura no âmbito contábil, já que sempre tivemos nossas contas aprovadas pelos órgãos competentes. Isso representa a boa gestão e prudência na aplicação dos recursos financeiros", diz o secretário, ressaltando a importância do trabalho de todos os servidores públicos do município.


A conquista também foi comemorada pelo prefeito Lucimar Salmória. "Ficamos muito felizes em saber que estamos atendendo todos os requisitos e preceitos da legislação, no que diz respeito a uma administração séria e organizada. Cumprimos nossa obrigação de forma responsável e buscamos ir mais além, sempre de forma transparente e com o objetivo de garantir os direitos da população abdonense", salienta.


Índice Firjan


O estudo é composto por cinco indicadores: Receita Própria, que mede a dependência dos municípios em relação às transferências dos Estados e da União; Gastos com Pessoal, que mostra quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, em relação ao total da receita corrente líquida; Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita corrente líquida; Liquidez, que verifica se as prefeituras estão deixando em caixa recursos suficientes para honrar suas obrigações de curto prazo; e Custo da Dívida, correspondente às despesas de juros e amortizações em relação ao total das receitas líquidas reais.
 

Fonte: Folha Independente

 



Notícia Visualizada 297 vezes
Últimas Notícias
05/09/2019  — A estimativa populacional e impacto no FPM
03/09/2019  — Juiz determina suspensão dos serviços médicos em Vargem
29/08/2019  — Amplasc completa 22 anos
29/08/2019  — IBGE divulga as estimativas da população dos municípios para 2019
22/08/2019  — Campos Novos começa nova fase do Cidade Empreendedora
12/02/2019  — Vereadores de Campos Novos aprovam projetos de financiamentos
06/02/2019  —  Prefeitura de Campos Novos irá protestar dívidas de inadimplentes
04/02/2019  — Prefeitura de Campos Novos lança edital de chamamento público para seleção de Organizações Sociais que irão gerenciar o
02/02/2019  — Municípios passam a usar sistema de licenciamento do IMA
23/06/2015  — Expovale 2015 terá três shows nacionais